sábado, 21 de abril de 2012

CLIT #1

Eis que a primeira edição do CLIT acaba de ser lançada, com uma tiragem humilde de 100 exemplares de 26 páginas bancados pela escravidão assalariada destas que vos falam. Depois de alguns meses de correria, discussões, cafés, alterações confusas no Google Docs, sanduíches veganos e mudanças de última hora, conseguimos concretizar nossa publicação piloto. 

Escolhemos os 4 temas principais com uma preocupação de introduzir alguns conceitos interessantes sobre o feminismo, realizar um resgate histórico e propor a aplicação desses conhecimentos em situações contemporâneas. Backlash pode despertar o olhar crítico sobre as informações que recebemos diariamente da mídia, Mujeres Libres nos ajuda a resgatar a memória obscurecida das mulheres na militância política, Femismo é um protesto contra as tentativas de conter o feminismo jovem no Brasil (por que não, mais um grande backlash?) e Panicats aborda uma questão bastante atual sobre a exploração da imagem das mulheres e a identificação dos responsáveis, bem como a desconstrução da rivalização feminina.

Também inserimos ao longo do zine algumas obras de arte feministas, um texto sobre auto-defesa, um dicionário, algumas dicas de livros, filmes e bandas e uma seção dedicada ao humor. O layout tem alguns desenhos próprios, colagens e obviamente teve sua maior parte feita por meio digital, porque a responsável pela diagramação não nasceu com aquele dom singelo de fazer coisas manuais - na verdade ela nasceu com o dom de destruir tudo que pega na mão. 

É claro que nós queríamos colocar mais 4082398419048139410 de coisas, mas infelizmente nossa verba precária e falta de tempo não nos permitiram ser tão ousadas. Por isso, esta primeira edição fica como um registro dos nossos primeiros passos se aventurando nesse mundo dos fanzines. 

Cabe lembrar que o zine não é nem de longe imparcial (alguma coisa é, por acaso?), trata-se de uma produção 100% autônoma e reflete a opinião das autoras em vários pontos. O espaço para diálogo permanece aberto, por isso quaisquer sugestões, reclamações, escândalos, indignações e eventualmente cumprimentos devem ser encaminhados para zineclit@gmail.com . 

Para adquirir a edição impressa, envie um e-mail para o endereço acima. Também temos exemplares disponíveis na Infamy Grindistro, e em mais um monte de lugares, só não pergunte quais, porque já perdemos o controle. 

Enfim, esperamos que o CLIT seja útil de alguma maneira e possamos contribuir para trazer de volta a cultura dos zines Faça-Você-Mesma.

Baixaí:




O arquivo tem 45 MB, malzae que não deu tempo pra salvar menor ainda, quem tiver problemas avise. 

Um abraço,

As Editoras



Nenhum comentário:

Postar um comentário